O Perigo mais grande está em não saber reconhecer o perigoso.

Quando tudo parece bem, é muito importante parar e ponderar sobre o estar-bem. A vida que temos tem uma capacidade inenarrável de nos enganar, tal qual nossos olhos, nossos pensamentos. Os ventos da incerteza são outros ventos, os infames. Nada disso. Fala-se aqui da eterna busca e almejo de estar em intimidade com Deus, aprensentar-se sempre como um sacrifício vivo, santo e agradável a ele. Hoje, muito mais bonito é fingir que tudo está bem e avançar dando paz a todos como se o pecado fosse riqueza. Quando julgamos que estamos fortes ou o somos, no mesmo instante enfraquecemos. Porque é pela via da humildade que se chega lá, é alegrando ao Senhor com nossas práticas que conseguimos dele a força para continuar na luta e vencer, e ser mais que vencedores.
O pecado é muito perigoso. Por mais pequeno que seja à luz dos nossos olhares. E não importa quantas vezes o cometemos, ou seja, o número de ocorrências pecaminosas não decide a  punição divina. A misericórdia e vontade de Deus é o que aponta para as consequências. Saul perdeu o reino na primeira queda dele e olha que foi por sua desobediência. Desobediência é algo hoje presente no meio cristão, por negligência. Mas o certo é que a obediência é um dos principais requisitos definidores da nossa intimidade com Deus. Crer nisso é até mui fácil. Mas há que lembrar que obedecer a Deus implica saber, conhecer quem ele é, saber e ouvir o que ele diz para assim obedecermos. Isso nos leva para a Bíblia Sagrada. É preciso conhecê-la bem, para assim obedecer a Deus. Antes precisa-se de crer que a verdade que ela mesma diz ser é absoluta, divina e fiel.
Não devemos tratar como não grave o desconhecimento e a não-busca da palavra de Deus da parte dos cristão,  pois é gravíssimo. O perigo mais grande está em não saber reconhecer o perigoso. Dele é claro que ninguém tem gosto bom. Mas isso somente quando se sabe reconhecer com este estatuto: perigoso. O melhor mesmo, para o cristão e para qualquer pessoa que quer agradar a Deus, é apegar-se a Bíblia como manual de fé e prática, como fonte inesgotável de sabedoria para viver e agir e pensar e sorrir e cantar num tipo de vida que agrada a Deus acima de tudo.
O sucesso espiritual e total das nossas vidas, está em cumprirmos a vontade de Deus, não em que ele cumpra os nossos desejos. David e Josué bem escreveram. O bem sucedido é aquele que tem seu prazer na lei do Senhor, na qual dia e noite medita, produzindo, como uma árvore vizinha das águas do ribeiro, seus frutos no tempo certo. O bem sucedido, é, no mesmo diapasão, aquele que medita e fala, sem parar, na lei do Senhor. Dela não se desvia dia e noite. Isso devém duma máxima: a examinação das escrituras, segundo os mandos de Cristo.
O mais perigoso é achar que o perigo é uma benção.

Sob graças de Cristo,

Delo Belo

Comentários

Mensagens populares