Para não esquecer o Evangelho: [Voltando ao Primeiro Amor]

 

A vida dos jovens cristãos evangélicos actualmente, principalmente fora do país, incomoda-me profundamente, deveria incomodar-te também a ti, ó jovem de Deus. Precisamos orar uns por outros. O estilo de vida que vive a maioria esmagodora dos jovens não é o estilo que agrada a Deus, mas ao satanás sim. Não me envergonho de estar dizendo estas coisas, porque meu coração está, há muito, atormentado com o que vejo e sei. Na verdade deveria envergonhar-se mesmo o cristão que não vive agradando a Deus, não eu. Os jovens cristãos precisam voltar imediatamente ao primeiro amor. Algo que também faz-me o coração sangrar de tanta dor é saber que estes jovens são os próximos dirigentes dos nossos países. Se o comprometimento deles com Deus é intenso e verdadeiro e esperitual, decerto serão bons líderes, mas o contrário gerará o oposto.
Observe, caro jovem, que Daniel estava numa sociedade tal qual a sua. Numa terra alheia, corrompida, idólatra, sem bom senso, sem ética, onde o pecado era a lei e o normal. Mas Daniel, por se agarrar a Deus querendo agradá-lo, refutou contaminar-se. Esta atitude rendeu-lhe até a ida à cova dos leões e aos seus amigos até o forno ardente, contudo o Senhor Deus não os abandonou e nada de mal aconteceu-lhes. E mesmo que lhes acontecesse algo, se fosse vontade divina, eles seriam vitoriosos, porque, como escreve Pedro, melhor é até mesmo sofrer por fazer o bem, e o  bem para o crente é fazer o que AGRADA A DEUS.
É tristemente triste o que se vê, actualmente, em nossos meios. Vergonhoso até certo ponto para mim, mas a palavra do Senhor é pura e verdade e, como disse Davi, genuinamente comprovada. Quando ela nada mais vale para nós, nada mais do que um simples livreto que carregamos domingo a domingo tentando enganar a nós mesmos, pensando que a Deus. (risos) A Deus ninguém pode fazer "diskarna" ou seja, de Deus ninguém zomba. Eclesiastes 11:9 fala seriamente sobre a vida dos jovens cristãos hoje. Ironicamente, o autor sagrado prega que pode o jovem fazer tudo que quiser, seguir seus instintos, ir até onde a sua vista alcançar, porém adverte-o em uma só coisa: Deus há-de trazer à juízo todas as coisas. Muitos pensam que é normal viver seguindo, como uma vez disse o Pastor António Cabral, em dois pensamentos. Para o crente verdadeiro não é admitido viver duas vidas, temos dois pés mas não para andar em dois caminhos... mas em um só caminho, a saber, Cristo Jesus, nosso redentor. Paulo observou bem quando falava aos corintos: ainda que eu tentasse agradar a homens eu naão seria servo de Cristo.
O que observo é um silêncio da parte dos evangélicos, guineenses, angolanos, caboverdianos, etc. sobre o assunto. Mas é por vergonha, meus caros, ou é por não nos importarmos uns com os outros, como deveriamos fazer se o verdadeiro amor de Deus conhecêssemos? Hoje vejo que muitos já perderam a linha, mas, pelo amor de Deus, arrenpeder-se e voltar ao pai é o melhor e necessário a fazer agora.
Quando coisas tristes e abonáveias à Deus fazemos e continuamos a fazer, o pecado torna-se uma prática e daí devém a iniquidade. Na iniquidade, perde-se todo o controlo da situação e tornamo-nos escravos do pecado, volvemo-nos assim à velha capa ou criação. Não discernimos mias o anormal para um servo e filho de Deus do normal. A linha divisória da sobriedade e ebriedade perde-se em nossa mente. Contudo, é preciso voltar ao Senhor, arrependendo-se. Em Apocalipse 2:1-11 vemos o que Cristo manda a Igreja de Éfeso fazer. É isto que devemos fazer e jamais voltar a caminhos tortuosos que, tal igual sabemos bem, só levar-nos-ão a perdição.
O que vejo hoje é um bando de filhos de Deus procurando viver, curtir, guiar suas próprias vidas, etc. Mas querem fazer isto tudo fora da presença do Pai. Olhai, camaradas, na casa do Pai, viverão melhor, porque ele é a Vida. Na casa do pai curtirão, cumprindo a sua palavra, sempre vivendo e divertindo-vos com moderação, porque o reino de Deus não é feito de bebida nem de comida, mas de amor, alegria e paz. Na casa do vosso Pai vocês serão guiados pelo Pai, não pelo pecado. Voltai-vos, amigos e irmãos, ao primeiro amor. A casa do pai, ainda tem sua porta aberta para vós outros. Deus ainda exala misericórdia.
Uma necessidade para os jovens africanos cristãos hoje são os limites. Deveis saber até onde ir, até onde parar, até voltar para trás. O que fornece estas coisas é palavra de Deus, estudando e cumprindo-a integralmente. Somente.
Triste mesmo, como iniciei dizendo, é o que está a passar hoje, isto é, esta onde de evangélico moderno, com um pé no mundo e um pé na Igreja de Cristo. Deve-se deixar de brincadeira com Deus. Muitos de vós, já têm decadas de cristandade, mas ainda as práticas são as mesmas, ou hoje, as piores. Não importa a sujeira, sabei que Cristo pagou já o preço, voltai-vos pois ao primeiro amor, a casa do pai. |Irmãos, estudarmos no estrangeiro ou não sempre é uma benção. Isto sabemos todos nós. Mas porque temos que, ao sair do país ou não, deixar as verdades que defendemos e seguir o mundo nas suas más práticas. Lembremos sempre que amizade com o mundo é inimizade com Deus.
O que trago aqui será visto para os filhos de Deus, mesmo em queda e fracasso, como uma sineta tocando para o recolher das ovelhas, que mesmo que perdidas quer o Pastor restituí-los ao bom pasto e principalmente ao seu antigo e santo cural. Mas para os que estão querendo seguir seus caminhos maldosos, isto aqui é uma afronta e contém palavras duras. Na verdade, como os ímpios dirão que isto não bate. Mas só lembro-vos, meus queridos irmãos, que o filho pródigo foi até rebelde e muito pecador, mas achou lugar de honra, quando voltou a casa do pai.

Que Deus tenha misericódia de nós...

Delo Belo

Comentários

Mensagens populares